Não há como negar que a nota fiscal é um dos documentos mais importantes, haja vista que se trata de uma forma de registrar e venda de um determinado produto ou serviço.
A partir da nota fiscal, o prestador de serviço acaba declarando à Receita Federal que recebeu um determinado valor sob a venda e que está ciente com todos os encargos imbuídos nesse trâmite.
Por mais que se trate de um processo bastante simples, a verdade é que há pessoas que possuem diversas dúvidas a respeito da emissão de nota fiscal de prestação de serviço.
No entanto, para evitar possíveis problemas com o Fisco, é de fundamental importância obter todos os principais detalhes a respeito do assunto.
Quais são os principais desafios de gestão de nota fiscal de prestação de serviço em 2023?
A verdade é que existem sim alguns desafios para nota fiscal de prestadores de serviço em 2023, em especial no que se refere à obrigatoriedade de emissão de notas fiscais eletrônicas em todo o país.
Trata-se de uma medida que visa facilitar tanto a fiscalização quanto para aprimorar a arrecadação de impostos.
No entanto, outro desafio se refere à complexidade das informações das quais é preciso prestar, haja vista que há diversos detalhes.
A nota fiscal eletrônica deve possuir uma série de dados, bem como:
- Informações sobre o serviço prestado;
- Valores cobrados,;
- Impostos;
- Contribuições incidentes, entre outros.
Devido à quantidade de informações mais extensas, acaba sendo um certo desafio. Mas, não é somente isso.
A fiscalização dessas notas fiscais eletrônicas também é mais rigorosa. Devido toda a informatização do processo, acaba que os órgãos fiscais devem ter acesso a uma quantidade maior de informações.
A partir disso, torna-se possível fazer o cruzamento de dados, de modo que seja ainda mais fácil identificar qualquer possível irregularidade.
Então, diante de todo o cenário, a gestão de notas fiscal eletrônica se tornou um pouco mais rigorosa, sendo necessário manter atenção e ter cuidado por parte das empresas prestadoras de serviço.
Será necessário investir em tecnologia e capacitação de pessoal para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e evitar problemas com a fiscalização.
De que forma a tecnologia pode ajudar na gestão de nota fiscal?
Graças a tecnologia, a gestão de nota fiscal pode se tornar um pouco mais fácil, permitindo com que os prestadores de serviço possam superar esses desafios.
Um dos exemplos mais claros de como a tecnologia pode contribuir para a gestão de nota fiscal com certeza é por meio da utilização de softwares de gestão fiscal.
Trata-se de uma alternativa bem comum, haja vista que ela é capaz de facilitar não só o processo de emissão, como também o envio e controle das notas fiscais eletrônicas.
No entanto, também não temos como deixar de mencionar que automatizar processo traz vários outros benefícios, bem como:
- Realizar tarefas repetitivas de forma mais rápida e eficiente;
- Reduzir a possibilidade de erros;
- Aumentar a produtividade.
Por fim, não temos como deixar de falar sobre a integração com sistemas de contabilidade, que se trata de uma solução muito interessante.
Até mesmo porque, com essa integração, torna-se possível integrar informações contábeis. Assim, facilita a emissão de relatórios e a tomada de decisões.
Mas, ainda que a tecnologia possa ajudar na gestão de nota fiscal, devemos mencionar que é necessário fazer escolhas adequadas às necessidades da empresa.
Assim, torna-se possível garantir a capacitação do pessoal responsável pela sua utilização.
O que é o Triangulus?
Trata-se de um software que visa facilitar o cumprimento das obrigações fiscais pelas empresas e aprimorar a fiscalização por parte dos órgãos fiscais.
O Triangulus é utilizado para a emissão de notas fiscais eletrônicas e para a transmissão de informações fiscais para a Receita Federal.
Além disso, o Triangulus oferece uma série de recursos que visam aumentar a segurança e a eficiência do processo fiscal, como a assinatura digital das notas fiscais eletrônicas e a realização de cruzamentos de informações para identificar possíveis irregularidades.
De que maneira o Triangulus ajuda a organizar nota fiscal de prestador de serviço?
O Triangulus pode ajudar a organizar notas fiscais de prestadores de serviços para as mais diversas áreas, bem como:
- Construção civil;
- Plano de saúde;
- Agronegócio, entre outras.
No caso da construção civil, por exemplo, a solução pode auxiliar na gestão de notas fiscais eletrônicas emitidas por prestadores de serviços de engenharia, arquitetura e construção civil em geral.
A solução também pode gerenciar obrigações acessórias, como o Registro de Ocorrências de Serviços (ROS), utilizado para informar à Receita Federal os serviços prestados e os valores recebidos.
Já no setor de plano de saúde, a solução pode ser utilizada para gerir documentos fiscais de serviços prestados por médicos, dentistas, clínicas e hospitais, entre outros.
Ou seja, não há como negar que o Triangulus é capaz de contribuir para a organização de nota fiscal de prestador de serviço dos mais distintos setores.
Conclusão
Não há como negar que a gestão de notas fiscais de prestadores de serviço em 2023 apresenta desafios significativos.
Sendo assim, acaba sendo necessário se utilizar de soluções tecnológicas para poder garantir processos mais simples e eficazes.
Essas soluções podem ajudar a simplificar o processo de emissão, envio e controle de notas fiscais, além de facilitar o gerenciamento das obrigações acessórias exigidas pelas diferentes áreas.
Um grande exemplo disso é o Triangulus. Afinal de contas, ele oferece recursos para facilitar a gestão fiscal das empresas e aprimorar a fiscalização por parte dos órgãos fiscais.
Para saber mais sobre essa solução entre em contato conosco e obtenha maiores detalhes a respeito do Triangulus.