Como usar notas fiscais no varejo?

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Para quem tem algum negócio, saber como usar notas fiscais no varejo é algo extremamente importante. Afinal de contas, o ato de não documentar notas fiscais pode causar uma série de problemas.

Empresas que não são capazes de comprovar os documentos registados, acabam assumindo o grande risco de terem de pagar novamente. No entanto, quando isso acontece, elas devem arcar com uma multa de 20% de multa sobre o valor, algo bastante prejudicial.

Então, se você quer entender um pouco melhor sobre como usar notas fiscais no varejo, é só continuar a sua leitura nos tópicos seguintes. Confira!

O que é uma NFC-e?

A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) nada mais é que um documento fiscal eletrônico. Nesse caso, ele substitui o antigo cupom fiscal emitido por máquinas registradoras em estabelecimentos comerciais.

Trata-se de um tipo de nota fiscal que registra as operações comerciais realizadas com consumidores finais (pessoas físicas ou jurídicas não contribuintes do ICMS). Sendo assim, esse documento visa garantir a legalidade e transparência das transações comerciais.

A emissão e armazenamento da NFC-e é toda feita de forma eletrônica. Portanto, o consumidor pode receber uma cópia do documento em formato digital ou impresso. Além disso, outra vantagem da NFC-e é o fato de ser enviada automaticamente para o Fisco, o que simplifica o processo de fiscalização e controle tributário.

A adoção da NFC-e traz diversos benefícios para os estabelecimentos comerciais, como redução de custos com a impressão de cupons fiscais, facilidade de envio e armazenamento das informações fiscais, maior agilidade no atendimento ao cliente, entre outros.

O que é a classificação de mercadorias?

A classificação de mercadorias é um processo de identificação e categorização de produtos que permite a sua organização em grupos ou categorias de acordo com suas características, composição e finalidade.

Esse processo é feito por meio de um sistema de codificação, que atribui um número ou código específico para cada produto, permitindo a sua identificação única.

No entanto, há diversas classificações de mercadorias, tais como:

  • NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
  • Sistema Harmonizado (SH);
  • Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), entre outros.

Essas classificações são úteis para fins de tributação, comércio internacional, estatísticas econômicas, controle de qualidade e segurança dos produtos, entre outros.

A correta classificação de mercadorias é fundamental tanto para as empresas que comercializam produtos, quanto para os governos. Afinal de contas, eles utilizam essa informação para fins de controle e fiscalização tributária.

O que é NCM?

NCM significa “Nomenclatura Comum do Mercosul”. Trata-se de uma classificação fiscal utilizada pelos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) para identificar e categorizar mercadorias comercializadas entre eles.

A criação dessa nomenclatura serve para facilitar o comércio entre os países do bloco, além de harmonizar as informações fiscais e tributárias. A NCM é composta por oito dígitos e é útil para identificar as mercadorias de acordo com sua natureza, função e composição.

Cada código da NCM é único e corresponde a uma determinada mercadoria, sendo que seu uso é importante para definir a alíquota de impostos e taxas que incidem sobre a importação ou exportação desses produtos.

Qual é a importância de se manter atual sobre as regulamentações fiscais?

A grande importância se resume pelo fato de que, dessa forma, acaba tendo a garantia do cumprimento de todas as obrigações tributárias. Além disso, no que se refere a importância da NCM, é devido ao fato de que esse é um dos primeiros fatores que se relacionam ao processo de tributação de produtos.

Isso quer dizer que ele interfere de maneira direta na precificação das mercadorias que uma empresa comercializa. Portanto, antes de fazer o mapa de custos de um negócio, é fundamental saber o NCM de cada produto. Afinal de contas, os tributos devem fazer parte do custo para poder achar o preço adequado do seu produto.

Conclusão

Como você pôde notar, é essencial saber a maneira correta de usar as notas fiscais no varejo, até mesmo porque a má gerência pode ocasionar em grandes problemas.

Nesse sentido, a Config, através da solução Triangulus, é capaz de resolver essas questões de uma maneira bem prática. Afinal de contas, essa ferramenta oferece as seguintes facilidades:

  1. Emissão de NFC-e;
  2. Integração com sistemas de gestão;
  3. Controle e gestão de documentos fiscais;
  4. Compliance fiscal.

Ou seja, isso quer dizer que a Solução Triangulus pode contribuir de forma significativa para a gestão de notas fiscais no varejo. Afinal de contas, é capaz de oferecer soluções integradas e eficientes para emissão, armazenamento, controle e gestão de documentos fiscais.

Então, se você quer ter acesso a essas facilidades e melhorar ainda mais a eficiência da sua empresa, é só entrar em contato conosco!

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