À medida que a internet avança, cada vez mais os processos têm se tornado mais modernos e cômodos para os usuários.
No entanto, de uma certa forma, isso acaba criando caminhos para que pessoas mal intencionadas possam se aproveitar, como em fraudes em notas fiscais.
De forma resumida, uma fraude fiscal é toda e qualquer ação que acontece em uma empresa com o intuito de obter vantagem ilícita dos seus participantes, algo muito conhecido como “sonegação fiscal”.
Prevenir fraude na nota fiscal é algo essencial porque pode se classificar como crime, acarretando prisão que varia de 2 a 5 anos ou multas pesadas.
Nesse sentido, é fundamental que você entenda de que forma a tecnologia é capaz de ajudar na prevenção de fraudes em notas fiscais.
Quais são os tipos de fraudes fiscais mais comuns que as empresas enfrentam?
Primeiro de tudo, deve-se entender que é possível dividir as fraudes como internas ou externas, as quais é essencial ficar atento para poder se prevenir de todas elas.
Por isso, para facilitar, iremos detalhar abaixo cada um dos tipos de fraudes.
1. Fraudes fiscais internas
O principal tipo de fraude fiscal interna com certeza é a sonegação ou evasão fiscal. Em suma, é quando se altera a escrituração de um documento contábil, de modo a reduzir impostos.
O desvio financeiro também é um tipo de fraude fiscal, a qual se caracteriza pela utilização de capital da empresa em atividades que não são devidas.
Também não há como falar sobre o superfaturamento e compras, o qual ocorre quando a nota fiscal possui um valor muito elevado do que o efetivo.
Por fim, a falsificação de documentos também é algo que costuma ocorrer com certa frequência no ambiente interno de empresas.
Nesse caso, o indivíduo se utiliza de documentos falsos para desviar dinheiro, de modo a introduzir valores-fantasmas, os quais não se relacionam com a realidade financeira.
2. Fraudes fiscais externas mais comuns
Agora, no que tange às fraudes fiscais externas, com certeza a mais comum é a emissão de notas fiscais por terceiros.
Nesse caso, nada mais é que um tipo de ação que ocorre sem o conhecimento da empresa. Esse é um grande problema, haja vista que, uma vez que se emite uma nota, a responsabilidade é do CNPJ presente na nota fiscal.
Outro tipo de infração são os crimes cibernéticos. Esses, por sua vez, englobam ações que geram prejuízos financeiros e afetam de maneira negativa a imagem da empresa.
Dentre alguns exemplos, citamos:
- Vazamento de dados;
- Sequestros de dados;
- Corrupção;
- Perda de documentos fiscais, etc.
Como a tecnologia pode ajudar na gestão de notas fiscais?
A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de nota fiscal por uma série de razões, haja vista que é capaz de trazer diversas vantagens para as empresas, bem como:
Armazenamento eletrônico
A tecnologia permite com que uma empresa possa armazenar uma nota fiscal de maneira eletrônica, algo que facilita a organização.
Além disso, o armazenamento eletrônico oferece várias outras vantagens, como a economia de espaço, a redução de custos e a facilidade de acesso às informações.
Integração com softwares de contabilidade
A tecnologia permite a integração dos softwares de gestão de nota fiscal com os de contabilidade da empresa.
Sendo assim, acaba simplificando ainda mais todo o processo de escrituração fiscal e contábil. Com isso, é possível reduzir o tempo gasto com essas atividades e minimizar os erros.
Automatização de processos
Também não temos como deixar de mencionar que a automatização de processos é uma grande vantagem que a tecnologia oferece.
Afinal de contas, a automatização facilita uma série de processos que possuem alguma relação com a gestão fiscal, tais como:
- Emissão;
- Recebimento;
- Conferência;
- Pagamento de notas.
Com isso, torna-se possível reduzir o tempo gasto com essas atividades e aumentar a eficiência operacional da empresa.
Além disso, a tecnologia também permite o acesso remoto às informações de notas fiscais, o que é especialmente útil para empresas com filiais ou que realizam negócios em diferentes regiões do país.
O que é o Triangulus?
O Triangulus é uma solução de gestão empresarial desenvolvida para atender empresas de diversos segmentos, como indústrias, comércios, distribuidoras, prestadoras de serviços, etc.
Ele oferece um conjunto de funcionalidades que permitem o controle e gerenciamento das operações das empresas, desde a gestão de estoques e compras até a emissão de notas fiscais e controle financeiro.
Trata-se de uma excelente solução de gestão empresarial, que visa otimizar os processos das empresas e aumentar a eficiência operacional.
Com essa solução, as empresas podem ter um controle mais preciso e eficiente sobre suas operações, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
De que forma o Triangulus pode ajudar a prevenir fraudes?
O Triangulus é capaz de ajudar na prevenção de fraudes por contribuir para o controle de recebimento de notas fiscais.
Dessa forma, contribui para haver uma fácil identificação de possíveis divergências ou fraudes, por exemplo.
Além disso, não temos como deixar de citar que o Triangulus detém diversas funcionalidades que permitem fazer uma análise automática de todos os dados de nota fiscal.
Assim, verifica validade do CNPJ do emissor e ainda chega se há possíveis divergências e duplicidades no que tange às demais notas fiscais.
Tudo isso sem sequer falar a respeito do monitoramento de notas fiscais. Ou seja, esse software permite monitorar a nota fiscal que uma determinada empresa emitiu, algo que possibilita identificar possíveis erros ou fraudes.
Por fim, o Triangulus possui funcionalidades de controle de acesso aos dados e informações. Dessa forma, garante a segurança das informações e evita fraudes internas.
Conclusão
A utilização de tecnologia para prevenir fraude na nota fiscal é de grande importância, haja vista que, caso isso não aconteça, isso pode gerar grandes prejuízos e até problemas na justiça.
Portanto, a nossa dica é que as empresas adotem soluções tecnológicas como oTriangulus para prevenir fraudes em notas fiscais. Dessa forma, melhora a sua gestão empresarial na totalidade.