A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo disponibilizou nesta semana uma nova versão do arquivo XSD contendo atualizações sobre os campos relativos ao IBS/CBS, para que os contribuintes possam dar continuidade às adaptações necessárias nos layouts de emissão de NFS-e em seus sistemas no contexto da Reforma Tributária do Consumo. Clique aqui para baixar os arquivos XSD.
O novo layout foi adaptado considerando as notas técnicas divulgadas pelo Governo Federal e contém as atualizações incorporadas pela Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 003, de 04 de julho de 2025, e pela Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 004, de 19 de agosto de 2025.
A divulgação do arquivo XSD tem o objetivo de permitir que os contribuintes conheçam os novos campos e realizem as adaptações necessárias.
O Manual de WebService também foi atualizado para apresentar os novos campos e a versão 3.3 está disponível no Portal da Nota Fiscal Paulistana.
A Secretaria da Fazenda de São Paulo informa que o ambiente de produção de WebService, onde será possível realizar testes de validação dos novos campos, será atualizado em breve.
Emissor próprio – Conforme já informado anteriormente, o município de São Paulo manterá o emissor próprio de notas fiscais, ou seja, as empresas estabelecidas neste município continuarão a utilizar a NFS-e através do sistema municipal atualmente disponível, seja no endereço eletrônico (https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx) ou na forma de emissão via webservice, que é utilizada para integrar seus próprios sistemas de informações com o Sistema de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas da Prefeitura de São Paulo.
Para mais informações sobre a Reforma Tributária no Município de São Paulo, consulte a página da Reforma Tributária no Portal da Nota Fiscal Paulistana.
https://prefeitura.sp.gov.br/web/fazenda/w/reforma-tribut%C3%A1ria-outubro